ESTAGIÁRIOS DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DE SOBRADINHO VISITAM O CENTRO DE DETENÇÃO PROVISÓRIA
Na manhã da última segunda-feira, 26 de novembro, o Núcleo de Prática Jurídica da FAPRO-Sobradinho ofereceu aos estagiários visita ao Centro de Detenção Provisória - CDP, com o objetivo de complementar a formação acadêmica dos discentes. Sob a supervisão da advogada orientadora Michelle da Rocha Pimenta, os estagiários foram recebidos pelo Gerente de Administração Penitenciária, Douglas Campos dos Santos; aluno egresso da Faculdade Projeção de Sobradinho.
Durante a visita, os estudantes obtiveram informações acerca da história, dos serviços prestados, os procedimentos, a organização e o funcionamento do CDP. Primeiramente os estagiários assistiram uma palestra proferida pelos agentes penitenciários Marcelo Praxedes, Gerente de Vigilância; Tayene Resende, Chefe do Núcleo de Disciplina; P. Lima, Chefe de Pátio; e Wilkens Temote e Leonardo Rodrigues, ambos do Núcleo de Informática. Os agentes falaram sobre o funcionamento do Centro de Detenção Provisória, do quantitativo de presos, da forma como eles são separados e os procedimentos que são realizados quando cometem faltas graves e médias. Também foram exibidos alguns instrumentos criados pelos detentos que foram utilizados em tentativas de fuga; e ainda um baralho e jogo de dominó, também criados por eles, e um aparelho que desenvolveram para se tatuar. Além disso, foram contadas algumas histórias ocorridas dentro do complexo, com o objetivo de que os visitantes pudessem ter um contato ainda mais profundo com o local.
Na sequência, os estudantes realizaram visita guiada aos blocos do CDP, aonde viram os presos no banho de sol e entraram em algumas celas que estavam vazias. Os alunos puderam conhecer o bloco dos idosos, onde se encontram apenas homens que possuem mais de 60 (sessenta) anos e o bloco onde funciona a escola. No bloco onde os detentos estudam, os acadêmicos puderam observar as aulas que estavam sendo ministradas, tendo sido apresentado aos visitantes pelos professores que trabalham no estabelecimento prisional o projeto de remissão de pena por meio da leitura.
“Os estagiários adoraram a visita e, através dela, puderam enxergar com mais clareza algumas das possibilidades de carreiras policiais”, comentou a professora Giselle Koifman, coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica em Sobradinho.
Autor: Assessoria de Comunicação Grupo Projeção