Login
Central do Aluno - Manual da Prova Institucional

Estimada Comunidade Acadêmica,


O texto que segue abaixo tem por objetivo esclarecer questões relativas à sistemáticada Prova Institucional no 1º/2017.


A Prova Institucional consiste em instrumento avaliativo a ser aplicado nas disciplinaseleitas pela Direção da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais.

 

Cumpre esclarecer que neste semestre (1º/2017) aProva institucional será aplicada tanto para as disciplinasteóricas quanto para as disciplinas de prática, sendo que nas duassituações a prova comporá parte da nota da A2, valendo 6,0 pontos (disciplinasobjetivas) e 4,0 (para as disciplinas práticas – Estágios).

 

O objetivo da Prova Institucional (PI) é otimizar aqualidade do ensino, estimulando os docentes e discentes a detectardeficiências e possibilitar a sua correção e aprimoramento, atingindo dessaforma a excelência no ensino.

 

As disciplinas eleitas para serem avaliadas atravésda Prova Institucional, bem como o respectivo conteúdo programático deverão serdivulgadas à comunidade acadêmica com antecedência mínima de 70 dias da datamarcada para a avaliação no calendário acadêmico.


Neste semestre a Prova Institucional será aplicada para as disciplinas abaixo arroladas:

OBJETIVA:

 

1- Direito Penal I

10-  Direito Civil V - Família

2- Direito Civil I

11- Direito Processual Civil I 

3- Direito Constitucional I

12- Direito Processual Penal I

4- Direito Civil II

13- Direito Processual Penal II

5- Direito Penal II

14- Direito Tributário I

6- Direito Constitucional II

15- Direito Administrativo I

7- Direito Civil III

16- Direito Processual do Trabalho

8- Direito Civil IV

17- Direito Administrativo II

9- Direito do Trabalho I

18- Direito do Consumidor


PRÁTICA:

1- Prática Civil (I, II e IV)

4- Prática Conciliação/Mediação (II)

2- Prática Penal (I, II e IV)

3- Prática Trabalhista (I, II e IV)

5- Prática Tributária (IV)

 

 

A Prova Institucional das disciplinas de Práticaserá realizada na data de 27/05/2017.  Será realizada exclusivamenteno turno vespertino das 14h00 às 18h00. Caso o aluno perca esta prova,fará a Prova Substitutiva, no dia 01/07/2017. Caso o aluno perca alguma provado NPJ (que não a Institucional) fará a mesma pelo NPJ. A substitutiva do dia 01/07/2017,equivale somente à Prova Institucional.

 

Aos discentes que estiverem matriculados em mais deuma disciplina e que haja coincidência de provas em um mesmo período (turno),ser-lhe-á facultado optar por fazer uma delas deformasubstitutiva sem ônus econômico (pagamento), desde que duas no mesmo turno(caso sejam duas em turnos distintos o aluno deverá fazer na mesma data). Destaque-seque, no requerimento deverá restar expresso qual (ais) disciplina(as) que odiscente deseja que seja(m) aplicada(s) como substitutiva. Acaso não sejaprovidenciado requerimento algum, o aluno deverá se submeter a prova em todasas disciplinas em que estiver matriculado no mesmo turno. Cumpre esclarecer queo requerimento pode ser enviado via e-mail para npi@projecao.br.

A prova será dividida em 2 (duas) partes: aprimeira consiste na elaboração de uma peça processual no valor de 3,0 (trêspontos); a segunda subdivide-se em 2 questões cada qual com o valor de 0,5(meio ponto), totalizando 4,0 (quatro) pontos.

 

Os materiais de consulta permitidos para realizaçãodas Provas Institucionais de Prática são o Código, Vade Mecum e legislação sem comentários. É terminantemente vedada autilização de material comentado (doutrina, jurisprudência e análogos), ou quecontenha modelo de peças, bem como, a utilização de calculadora. Cumpreesclarecer que no dia da realização da prova todo o material será vistoriado.

 

Ressalta-se que os alunos que cursam PráticaJurídica III, realizando estágio no Fórum, não farão Prova InstitucionalPrática.

 

No que tange a Prova Institucional referente asdisciplinas teóricas, ressalte-se que até o dia 09/06/2017, será facultado aodiscente que couber a realização da Prova Institucional em mais de uma unidade,escolher em qual dessas deseja realizar sua Prova Institucional.

 

No mesmo prazo será facultado ao acadêmico querealize mais de quatro Provas Institucionais, na mesma data e no mesmo turno, odireito de optar por realizar as que excederem a este limite como provasubstitutiva sem qualquer ônus, desde que preencha requerimento específicojunto à Central de Atendimento ao aluno. Relevante ressaltar que, norequerimento deverá restar expresso qual (ais) disciplina (as) que o discentedeseja que seja(m) aplicada(s) como prova substitutiva. Acaso não seja providenciadorequerimento algum, o aluno deverá se submeter a prova em todas as disciplinasem que estiver matriculado no mesmo turno.


Os discentes que por convicção religiosa (Sabatistas) não puderem realizar a ProvaInstitucional aos sábados pela manhã, deverão apresentar na Central deAtendimento ao aluno, até as datas de 12/05/2017  (Prova de Prática Jurídica);09/06/2017 (Prova Objetiva), o comprovante expedido pela congregação religiosaa que pertença atestando a sua condição de membro da igreja. Tais discentesdeverão comparecer à Instituição de Ensino, no local previsto para as provas,no horário agendado para a avaliação e permanecerem  incomunicáveis, em local especialmentedesignado para esse fim, pela Direção da Escola de Ciências Jurídicas eSociais, até o poente, momento em que dará início a prova.



No dia 16/06/2017 será viabilizado junto ao sítio da Instituição de Ensino o Cartãode Acesso de cada discente. O Cartão de Acesso informará o local da aplicaçãoda prova, sala, disciplina e horário. Na data marcada para a realização daprova, o discente deverá estar portando seu respectivo cartão de acesso.


Na data marcada para a realização da prova o discente deverá chegar com meia horade antecedência em relação ao horário previsto para o início da avaliação, portandoseu Cartão de Acesso.


No presente semestre a PI objetiva será realizada no dia 24/06/2017, com inícioàs 8h30m e término às 12h30m. Os portões serão fechados às 08h30, não sendopermitida a saída da sala antes das 09h00.


Já na sala designada para a realização da prova o discente receberá um caderno contendotodas as Provas Institucionais das disciplinas em que estiver matriculado, bemcomo um cartão para assinalar as suas respostas. A Prova Institucional de cadadisciplina conterá 10 questões objetivas de múltipla escolha, valendo 0,6(seis décimos) cada questão. Os discentes disporão de 4h* para arealização da Prova Institucional, não podendo ausentar-se da sala de aulaantes de decorridos os 30 primeiros minutos da avaliação.



O gabarito oficial-provisório que será divulgado no dia 24/06/2017, após as20h00, por meio do sítio do Grupo Projeção.


Os recursos poderão ser interpostos a partir das 8h00 do dia 25/06/2017 até as 23h00do dia 26/06/2017. A impugnação ao gabarito oficial-provisório poderá ser efetivadaúnica e exclusivamente através do sítio da instituição. Outrossim, cumpreelucidar que os recursos à Prova Institucional conterão no máximo 3.000(trêsmil) caracteres.


Na data provável de 27/06/2017, realizar-se-ão os julgamentos dos recursosinterpostos. O julgamento será público e atenderá ao disposto no Regimento02/2010 que disciplina o Tribunal de Apelação.

 
No dia 29/06/2017, disponibilizar-se-á, via sítio o gabarito definitivo da primeirachamada.


Na data de 01/07/2017, realizar-se-ão as provas substitutivas, somente paraos alunos que fizeram o requerimento tempestivamente (entre os dias 26 a 28/06/2017,via Central de Atendimento ao aluno). A prova Objetiva será aplicada no períodomatutino (08:30 às 12:30) e prova de Prática será aplicada no período vespertino(14:00 às 18:00) não sendo possível a realização em horário inverso.


Em 01/07/2017 publicar-se-á, as 20h00 o gabarito oficial-provisórioreferente à prova substitutiva, através do sítio do Grupo Projeção.


A impugnação ao gabarito oficial-provisório poderá ser efetivada única e exclusivamenteatravés do sítio da instituição, das 8h00 do dia 02/07/2017 às 23h00 do dia 03/07/2017. Outrossim,cumpre elucidar que os recursos à Prova Institucional conterão no máximo 3.000(três mil) caracteres.


Em 04/07/2017, realizar-se-ão os julgamentos dos recursos interpostos. O julgamentoserá público, e atenderá ao disposto no Regimento 02/2010 que disciplina oTribunal de Apelação.


Dia 06/07/2017, disponibilizar-se-á, via sítio o gabarito definitivo da prova substitutiva.


Persistindo qualquer dúvida envie-a para o e-mail 
npi@projecao.br.

 

* O limite de tempo previsto neste artigo édestinado à realização de todas as atividades decorrentes da avaliação, taiscomo leitura do caderno de provas, resolução e marcação das questões, nãohavendo prorrogação. Este limite de tempo também será único,independentementeda quantidade de provas ou questões que componham o caderno de provas dodiscente

Copyright 2009/2011 - Diretoria de Tecnologia da Informação - Grupo Projeção