Login
Notícia/Aviso
Manual da Prova Institucional Objetiva 2017.2
04/09/2017 12:43:00


 
O DIRETOR DA FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS no uso da atribuição prevista no regimento interno, torna pública a realização da Prova Institucional, mediante as condições estabelecidas neste manual de orientação.

1.DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1A Prova Institucional:
1.1.1A Prova Institucional – PI, segunda avaliação semestral, é o instrumento que comporá o rol de avaliações de algumas disciplinas escolhidas previamente pela direção da Escola, e que tem como foco a excelência do ensino como base para ascensão profissional de nossos alunos. Essa ferramenta auxiliará todo o corpo estudantil nos desafios que se apresentarão no futuro, principalmente os futuros bacharéis em Direito que, de imediato, objetivam o Exame de Ordem.

1.2A Prova Institucional será dividida em dois (02) grupos: Prova Institucional Objetiva e Prova Institucional Prática.

1.3Este manual serve de ORIENTAÇÃO para a PROVA INSTITUCIONAL OBJETIVA

2.DA PROVA INSTITUCIONAL OBJETIVA:

2.1A Prova Institucional Objetiva compreenderá as seguintes fases:
a)Divulgação do manual;
b)Disponibilização do cartão de acesso;
c)Aplicação da prova;
d)Disponibilização do Gabarito Preliminar;
e)Abertura de Prazo para Recurso;
f)Análise dos recursos pela Turma Recursal;
g)Divulgação do gabarito definitivo;
h)Lançamento das notas;

2.2Observação: As fases A e C serão realizadas no local em que o aluno está matriculado. As fases B, D, E, G e H serão realizadas em meio eletrônico. A fase F será realizada na unidade de Taguatinga.

3.DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DAS PROVAS OBJETIVAS
3.1A prova será composta por dez questões objetivas, de múltipla escolha.
3.2A Avaliação Institucional Objetiva corresponde à segunda Avaliação (A2) e possui peso 6,0 (seis pontos), conforme a Resolução nº 01/2017, CONSUNI/CONSUP. 
3.3Todos os alunos terão suas provas objetivas corrigidas por meio de processamento eletrônico.
3.4A nota em cada item das provas objetivas, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a: 0,6 (seis décimos de ponto), caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 0,00 ponto, caso a marcação esteja errada, não haja marcação, marcação dupla ou rasura; O erro não será penalizado.
3.5O cálculo da nota em cada prova objetiva, comum às provas de todos os alunos, será igual à soma das notas obtidas em todos os itens que a compõem.

4.DA DATA E HORÁRIO DE APLICAÇÃO DA PROVA INSTITUCIONAL 2.2017:
4.1A prova objetiva será aplicada no dia 25.11.2017 (vinte e cinco de novembro de dois mil e dezessete) em primeira chamada, às 08:30 horas.
4.2A prova de segunda chamada (substitutiva) será aplicada no dia 02.12.2017 (dois de dezembro de dois mil e dezessete), às 08:30 horas. A abertura dos portões acontecerá 30 (trinta) minutos antes do horário de início da prova.

5.DA PARTICIPAÇÃO DO PROFESSOR NA DELIMITAÇÃO DO CONTEÚDO:
5.1É facultado ao professor da matéria objeto de Prova Institucional participar da formatação do conteúdo mínimo, bem como sugerir ao Núcleo da Prova Institucional – NPI os temas que considera mais relevantes até a data previamente estipulada.

6.DA APLICAÇÃO DA PROVA OBJETIVA:
6.1A prova será aplicada nas datas definidas nos itens 4.1 e 4.2, nas salas previamente designadas.
6.2No decorrer da prova não será permitido qualquer tipo de consulta, inclusive à legislação.
6.3 O aluno que estiver com celular ou qualquer aparelho eletrônico deverá entregá-lo ao fiscal da sala e retirá-lo somente após a conclusão da prova.
6.4A prova terá duração máxima de 4 (quatro) horas.
6.5Nenhum aluno poderá se retirar da sala antes de transcorridos 30 (quarenta) minutos do início da prova.
6.6Em nenhuma hipótese o aluno poderá levar consigo o cartão de respostas (que é o ÚNICO meio válido para correção da avaliação).
6.7O aluno que for surpreendido com qualquer tipo de consulta não autorizada terá sua prova recolhida e sua nota será zero.

7.DA AVALIAÇÃO DE SEGUNDA CHAMADA (SUBSTITUTIVA):
7.1Haverá a possibilidade de realização da prova em 2ª chamada no dia 02.12.2017 (dois de dezembro de dois mil e dezessete), mediante requerimento formulado à Central de Atendimento ao Aluno, no prazo de três dias após a aplicação da 1ª chamada, ou seja, até o dia 29.11.2017 (vinte e nove de novembro de dois mil e dezessete).
7.2A tarifa pela realização da 2ª chamada será no valor de R$ 33,00 (trinta e três reais) por disciplina a ser realizada, até o limite de R$ 99,00 (noventa e nove reais);
7.3Os casos de isenção de tarifa serão analisados pela Direção Administrativa através de requerimento formalizado na Central de Atendimento Financeiro;
7.4Estão isentos da tarifa automaticamente os alunos que fazem mais de quatro disciplinas (a partir de cinco) objeto da Prova Institucional, que fizerem requerimento ao NPI, por meio da CAA, comprovando a informação;
7.5Os alunos que fazem até quatro disciplinas objeto da prova não podem desmembrar a prova, fazendo algumas na primeira chamada e outras em segunda chamada. Devendo fazer em uma data única, não usufruindo da isenção referida no item 7.3.
7.6Em nenhuma hipótese haverá a aplicação de prova em terceira chamada. Caso o aluno não realize a prova nas datas pré-definidas para Primeira e Segunda Chamada a nota lançada será zero. O professor da disciplina não tem autonomia para aplicar uma prova substitutiva ou trabalho a fim de acrescentar ou alterar a nota da PI.

8.DOS ALUNOS QUE FAZEM DISCIPLINAS DE PROVA INSTITUCIONAL EM MAIS DE UMA UNIDADE:
8.1 Os alunos que cursam disciplinas com Prova Institucional em mais de uma unidade devem fazer um requerimento dirigido ao Núcleo da Prova Institucional – NPI, via CAA, informando em qual unidade desejam realizar a prova, em razão da impossibilidade de conciliar o horário para realização de provas em duas unidades. 
8.2 Caso não façam o requerimento deverão realizar a prova faltante em 2ª chamada sem direito à isenção. 

9.DO ACESSO AO SISTEMA:
9.1O aluno deve utilizar o mesmo login e senha do blog do aluno (sistema phidelis) no canto superior direito da página inicial do hotsite;
9.2O acesso ao sistema da Prova Institucional pelo aluno limita-se à:
a)Consulta ao cartão de acesso (cartão que fornece os dados da prova: data, prédio, sala, horário e disciplinas da prova). 
b)Divulgação do gabarito individual do aluno;
c)Interposição de recurso de questões da prova;
9.3 A conferência dos dados do cartão de acesso é de extrema importância, pois pode ser constatado algum erro ou omissão em relação às disciplinas, ou até mesmo dificuldade de acesso ao sistema. Neste caso, o aluno deve entrar em contato imediatamente com o NPI através do e-mail npi@projecao.br;
9.4 A consulta às provas e gabaritos anteriores e o acesso às notícias deve ser realizado sem a utilização do login no sistema;

10.DOS RECURSOS DAS PROVAS OBJETIVAS
10.1Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico https://projecao.br/provainstitucional, a partir das 20 horas da data de 25.11.2017 (vinte e cinco de novembro de dois mil e dezessete) em primeira chamada, e 02.12.2017 (dois de dezembro de dois mil e dezessete) em segunda chamada, observado o horário oficial de Brasília/DF.
10.2Para ter acesso ao gabarito o aluno deverá efetuar login no Hot Site da Prova Institucional utilizando seu login e senha e clicar na opção GABARITO.
10.3O aluno que desejar interpor recursos aos gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas disporá de dois (02) dias para fazê-lo, no horário das 08 horas do primeiro dia (26.11.2017) às 23 horas do último dia (27.11.2017), ininterruptamente.
10.4Para recorrer dos gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas, o aluno deverá utilizar o Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso, no endereço eletrônico https://projecao.br/provainstitucional, e seguir as seguintes instruções:
a)Clicar no número da questão a ser impugnada. Esse comando abrirá duas janelas. 
b)Na primeira insere-se a resposta que o aluno marcou e considera correta e logo abaixo apresenta sua justificativa, ou seja, o motivo que enseja a anulação da questão. 
c)Clica-se na opção salvar. Automaticamente este recurso será enviado ao NPI.
10.5O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. Recurso inconsistente ou intempestivo não será conhecido.
10.6O recurso não poderá conter, em outro local que não o apropriado, qualquer palavra ou marca que identifique o aluno recorrente, sob pena de ser conhecido.

11.DO JULGAMENTO DOS RECURSOS:
11.1 Os recursos da prova de Primeira Chamada serão julgados no dia 28.11.2017; os referentes à segunda Chamada serão julgados no dia 05.12.2017;
11.2 Todos os recursos serão analisados por uma turma julgadora composta por no mínimo 3 (três) professores do corpo docente do Grupo Projeção e da área afim que engloba os conteúdos da Prova Institucional;
11.3 O aluno recorrente terá direito a fazer sustentação oral de três (03) minutos perante a turma julgadora, limitado a um (01) aluno por questão;
11.4Se do exame de recursos resultar anulação de item integrante de prova, a pontuação correspondente a esse item será atribuída a todos os alunos, independentemente de terem recorrido; 
11.5Se houver alteração, por força de impugnações, de gabarito oficial preliminar de item integrante de prova, essa alteração valerá para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.
11.6Não será aceito recurso por outras vias que não a eletrônica via hotsite da Prova Institucional (https://projecao.br/provainstitucional), ou, ainda, fora do prazo;
11.7Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão de recursos ou recurso de gabarito oficial definitivo;
11.8Recurso cujo teor desrespeite, de qualquer forma, terceiros, não será conhecido;
11.9Não serão conhecidos os recursos sem fundamentação legal ou teórica.

12 DO LANÇAMENTO DAS NOTAS: 
12.1 As notas da Prova Institucional de Primeira Chamada serão divulgadas no sistema (Hotsite – área do aluno) até o dia 30.11.2017 e em Segunda Chamada até o dia 06.12.2017.









13 DAS DISCIPLINAS AVALIADAS NA PI 2.2017:

13.1As disciplinas objeto de avaliação na Prova Institucional Objetiva 2.2017 serão:

 
1.Direito Administrativo I
2.Direito Administrativo II
3.Direito Civil I - Parte Geral 
4.Direito Civil II - Obrigações
5.Direito Civil III - Contratos
6.Direito Civil IV - Coisas
7.Direito Civil V - Família
8.Direito Constitucional I
9.Direito Constitucional II
10.Direito do Consumidor
11.Direito do Trabalho I
12.Direito Penal I
13.Direito Penal II
14.Direito Processual Civil I
15.Direito Processual do Trabalho
16.Direito Processual Penal I
17.Direito Processual Penal II
18.Direito Tributário I
 

14.DOS CONTEÚDOS:

14.1 Os conteúdos estão disponibilizados no hotsite da Prova Institucional (https://projecao.br/provainstitucional), no link conteúdos, após a seleção do ano/semestre desejado.

15.DOS CASOS OMISSOS:

15.1Os casos não tratados por este manual serão julgados conforme o regimento da prova Institucional ou dirimidos pela Direção da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais.
15.2Qualquer dúvida ou esclarecimento, que não esteja previsto na Seção Perguntas mais frequentes do hotsite, deve ser enviado ao NPI pelo e-mail: npi@projecao.br ou pelo contato direto do hotsite da Prova Institucional: https://projecao.br/provainstitucional


Núcleo de Prova Institucional
Voltar
Copyright 2009/2011 - Diretoria de Tecnologia da Informação - Grupo Projeção